5 Melhores sucos para baixar colesterol



Todas as pessoas produzem colesterol, pois essa substância é necessária para várias funções vitais no organismo. Ele só começa a se tornar um problema quando o tipo chamado LDL, considerado o colesterol ruim, está em quantidade elevada. Uma das formas de ajudar a resolver esse problema é tomando sucos para baixar colesterol.

Mas atenção: somente tomar um suco não vai fazer os níveis de colesterol voltarem ao normal. É preciso ir ao médico para fazer exames e ver o quanto o colesterol LDL está alto. Dependendo do caso é necessário tomar medicamentos. Além disso, o suco só ajuda quando você faz uma dieta saudável e pratica atividade física pelo menos três vezes por semana.

Sabendo disso, veja agora quais são os melhores ingredientes para fazer sucos para baixar colesterol.

Receitas de sucos para baixar colesterol

As receitas de sucos para baixar colesterol contêm ingredientes que vão agir de formas diferentes, mas todas ligadas à redução do colesterol ruim e o aumento do bom.

1. Suco de abacaxi

O abacaxi é uma fruta cítrica, ou seja, rica fonte de vitamina C. Ele também contém muitas fibras solúveis. Por isso vai estimular que o colesterol ruim seja eliminado do corpo pelas fezes.

Ingredientes

  • Abacaxi fresco: 3 fatias grossas;
  • Água: 200 mililitros;
  • Hortelã: 4 folhas.

Modo de preparo

1. Escolha um abacaxi mais maduro, que esteja mais doce, assim você não precisa adicionar açúcar nem adoçante. Lave e descasque a fruta, cortando as fatias necessárias.

2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem até que vire o suco. Se quiser, no final, bata um pouco de gelo junto.

3. Depois é só beber na hora e sem coar, para consumir todas as fibras que se desfizeram ao triturar a fruta.

2. Suco de tomate

O tomate é uma fruta rica em potássio, essencial para o transporte de nutrientes para as células, e também contém uma substância chamada licopeno que ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Ingredientes

  • Tomates maduros sem pele: 3 unidades;
  • Água: 150 mililitros;
  • Sal, pimenta preta e louro em pó: 1 pitada de cada.

Modo de preparo

1. Depois de tirar a pele do tomate e a parte mole do seu interior, coloque-o no liquidificador com os demais ingredientes e bata muito bem.

2. Se achar estranho tomar um suco com tempero salgado, experimente sem e vá adicionando aos poucos até acostumar. Depois de pronto é só beber na hora, sem coar.

3. Suco de maçã

Tanto as fibras da maçã, quanto a sua vitamina C e os compostos fenólicos vão ajudar o fígado a absorver menos colesterol e a eliminá-lo pelas fezes.

Ingredientes

  • Maçã com casca: 2 unidades;
  • Água: 200 mililitros.

Modo de preparo


1. Lave bem as maçãs, corte ao meio e retire as sementes.

2. Coloque-as no liquidificador junto com a água e bata muito bem. Escolha maçãs docinhas para não precisar adicionar açúcar.

3. Assim que estiver bem batido, beba na hora para não oxidar. Não coe para que possa absorver as fibras.

4. Suco de romã

A romã tem um importante antioxidante chamado ácido elágico, que protege as células e dilata as artérias para melhorar a passagem do sangue. Sua ação anti-inflamatória também inibe a produção de um composto envolvido no aumento do colesterol.

Ingredientes

  • Romã: sementes de 2 unidades;
  • Água: 200 mililitros.

Modo de preparo

1. Lave as romãs, abra-as e remova todas as sementinhas.

2. Coloque-as no liquidificador junto com a água e bata muito bem até ficar uma mistura homogênea. Beba na hora, sem coar nem adoçar.

5. Suco de melancia

Os benefícios da melancia como um dos sucos para baixar colesterol é que ela contém substâncias chamadas citrulina, arginina e licopeno. São antioxidantes que reduzem a formação das placas de gordura e protegem as artérias do danos causados pelo excesso de colesterol.

Ingredientes

  • Melancia com casca: 2 fatias;
  • Água: 150 mililitros.

Modo de preparo

1. Já que vai usar a melancia com casca, precisa lavar muito bem a fruta primeiro.

2. Depois é só bater tudo no liquidificador, nem precisa tirar as sementes porque elas também contém os nutrientes necessários para baixar o colesterol.

3. Por fim é só beber na hora, bem fresco.

Dicas para baixar colesterol rapidamente

Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo próprio organismo. Os outros 30% vêm dos alimentos. Então as dicas para baixar colesterol rapidamente estão ligadas a mudanças nos hábitos de vida.

Quando se fala em baixar o colesterol rapidamente, não vai ser de um dia para o outro, pois tudo tem sem tempo e seus processos dentro do organismo. Mas você pode ajudar a acelerar a regulação dos níveis de colesterol se for bem dedicado a melhorar seu estilo de vida. Para isso, faça o seguinte:

  • Vá ao médico para saber exatamente quão alto está o seu colesterol;
  • Se fuma, pare de fumar, pois a química do cigarro deixa as artérias mais suscetíveis aos danos do colesterol;
  • Reduza ao máximo o consumo das bebidas alcoólicas pelo mesmo motivo do cigarro;
  • Inclua mais frutas, verduras, legumes, alho, sementes e oleaginosas na sua alimentação para baixar colesterol;
  • Reduza ao máximo os alimentos do tipo fast food, frituras e guloseimas ricas em açúcar industrializado, sal e gorduras trans;
  • Comece a praticar atividade física e seja fiel a esse hábito no mínimo três vezes por semana, durante 1 hora por dia;
  • Beba bastante água;
  • Volte ao médico periodicamente para fazer mais exames e acompanhar se o seu esforço está tendo resultado.



Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.